quarta-feira, 22 de junho de 2016

10 filmes de ficção científica influenciados por 2001: Uma Odisseia no Espaço

Bom, 2001: Uma Odisseia no Espaço dispensa comentários, certo? Mas é sempre bom lembrar que ele é um dos maiores nomes da ficção científica de todos os tempos. Dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, o filme que teve influências de George Méliès e Julio Verne tembém influenciou as gerações seguintes da ficção.

É incrível perceber, após assistir ao filme, que ele tenha sido realizado em 1968. Como Kubrick conseguiu tamanha perfeição nas cenas com a precária tecnologia da época? É por essas e outras que o longa, assim como o diretor, são considerados geniais em diversos aspectos. Pelos mesmos motivos, o filme serviu de inspiração para uma grande leva de ficções que foram realizadas após 1970 e, com certeza, isso não irá terminar tão cedo, afinal, sem passado não há futuro.

Confira, então, nossa lista de 10 filmes que, de uma forma ou de outra, tiveram alguma influência do grande ícone realizado em conjunto entre Kubrick e o escritor Arthur C. Clarke.

Westworld – Onde Ninguém Tem Alma (1973) | Michael Crichton

 Dois amigos, Peter Martin e John Blane, resolvem passar as férias no hipermoderno centro de diversões de Delos, que cobra US$ 1000 por pessoa ao dia. Lá foram criados os ambientes da Roma Imperial, Idade Média e do Velho Oeste, todos povoados por robôs perfeitos. Eles optam por este último “mundo”, onde enfrentariam em duelos “terríveis bandidos” e seduziriam “belas mulheres”. Os andróides foram programados para satisfazer os clientes e nunca os ferir, mas devido a problemas técnicos os robôs dos três “mundos” se tornam assassinos. Enquanto vários visitantes são mortos a dupla de amigos tenta fugir dos robôs, principalmente de um pistoleiro eletrônico que quer matá-los de qualquer jeito.

Dark Star (1974) | John Carpenter

 A tripulação da Dark Star está numa missão de 20 anos que consiste em abrir um trilho no espaço destruindo planetas que estão no caminho das rotas de navegação. Só que, perto do fim da jornada, tudo começa a correr mal, com um alienígena que parece uma bola de pelo, sistemas informáticos avariados e uma bomba inteligente que acha que é Deus.

Rollerball – Os Gladiadores do Futuro (1975) | Norman Jewison

Rollerball Os Gladiadores do Futuro 
 Em uma sociedade do futuro na qual não há mais guerra e os países foram substituídos por corporações, existe Rollerball, um violento jogo criado para aliviar as tensões e controlar a população, demostrando a futilidade do individualismo. É um jogo extremamente difícil, criado para não ter ídolos. No entanto, Jonathan E., o maior astro deste jogo, desafia as normas estabelecidas pelo poder e recusa a se aposentar. Então as regras do jogo são drasticamente mudadas, para destruí-lo ou matá-lo.

O Homem Que Caiu na Terra (1976) | Nicolas Roeg

O Homem Que Caiu na Terra 
 Thomas Jerome Newton é um alien humanoide que vem para Terra em busca de água para seu planeta em extinção. Ele inicia uma tecnologia para conseguir os bilhões de dólares necessários para construir uma nave para retornar ao seu planeta. Ele acaba conhecendo Mary-Lou, uma garota que acaba apaixonando-se por ele.

Geração Proteus (1977) | Donald Cammell

Geracao Proteus 
 Cientista constrói casa totalmente controlada por computador. Os equipamentos, no entanto, adquirem personalidade própria e decidem, além de controlar o mundo, inseminar a mulher do cientista.

Alien, o Oitavo Passageiro (1979) | Ridley Scott

Alien o Oitavo Passageiro 
 Os membros de uma nave espacial acordam do hiper-sono para investigar um sinal que vem de um planeta próximo. Logo descobrirão que o sinal era de perigo, não de S.O.S., como estavam pensando, pois o planeta é habitado por uma criatura monstruosa e incrivelmente forte, que matará todos que encontrar pelo caminho.

Viagens Alucinantes (1980) | Ken Russell

Viagens Alucinantes 
 Um cientista de Harvard conduz experimentos em si mesmo com uma droga alucinatória e uma câmara de isolamento, que pode estar causando-lhe uma regressão genética.

Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982) | Ridley Scott

Blade Runner 
 Deckard (Harrison Ford) é um Blade Runner, um policial que caça e extermina replicantes, humanos criados artificialmente. Seu desejo é sair da corporação, mas tem que adiar sua decisão quando passa a procurar quatro novos da raça, que Deckard deve procurar em um ambiente sujo e hostil. A dúvida é: quem é realmente humano e quem pode ser replicante num lugar como este?

Sunshine – Alerta Solar (2007) | Danny Boyle

Sunshine Alerta Solar 
 No ano de 2057, o Sol está prestes a se extinguir e, junto com ele, a humanidade. A última esperança da Terra é a Icarus II, espaçonave tripulada por oito homens e mulheres, liderada pelo capitão Kaneda. Sua missão: transportar um equipamento projetado para reacender o astro-rei. Em meio à viagem, sem contato com a Terra, os astronautas ouvem uma preocupante mensagem de rádio da Icarus I, que tinha desaparecido ao tentar desempenhar a mesma missão sete anos antes. Um terrível acidente coloca em risco a missão e logo eles se vêem lutando não apenas por suas vidas e sua sanidade, mas pelo futuro de todos nós…

Interestelar (2014) | Christopher Nolan

Interestelar 
 Um grupo de exploradores, entre eles Cooper (pai de dois filhos), faz uso de um recém-descoberto buraco de minhoca (portal que, em teoria, liga dois pontos do universo) para superar os limites da viagem espacial humana e vencer as grandes distâncias envolvidas em uma viagem interestelar para descobrirem um planeta onde a humanidade poderia construir uma nova civilização.

Fonte: 1

0 comentários:

Postar um comentário


Created By Sora Templates