quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Os atores e seus métodos radicais para entrar na pele de vilões no cinema

Filmes adaptados de histórias em quadrinhos são um grande negócio atualmente e escolher astros e estrelas para viverem personagens tão icônicos nem sempre é fácil. Diretores e fãs querem ver representações fiéis e memoráveis de seus heróis e vilões favoritos, o que pode exigir bastante dos atores que assumem os papéis.

Com isso em mente, não é nenhuma surpresa que os artistas que encarnam vilões em filmes de quadrinhos levam tudo muito a sério. A preparação que os atores fazem é muitas vezes extrema. Heath Ledger, por exemplo, se tornou obcecado pelo Coringa (vilão do Batman) antes de ser encontrado morto em seu apartamento.

Confira até onde alguns atores chegaram para levar realismo a seus personagens de HQs no cinema:

Heath Ledger (Coringa)
Heath Ledger em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ (2008) (Foto: Divulgação)
Vamos começar com o caso mais conhecido - o do falecido Heath Ledger se preparando para interpretar o vilão Coringa em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ (2008). Quase todo mundo sabe que Ledger se trancou em um quarto de hotel por seis semanas para entrar na cabeça do personagem (também mantendo um diário como se fosse mesmo o Coringa). Enquanto estava trancado, Ledger desenvolveu algumas manias do Coringa, como sua voz e seu riso sádico. Ledger também se inspirou em Sid Vicious dos Sex Pistols para compor a aparência do personagem, nos  maneirismos desencadeados de Malcolm McDowell como Alex De Large em ‘Laranja Mecânica’ (1971) e na voz do cantor e compositor Tom Waits para o tom distintivo do vilão. O isolamento forçado e a dedicação de Ledger para experimentar a loucura do Coringa é o que algumas pessoas acreditam ter contribuído para sua morte trágica em 2008.

Jared Leto (Coringa)
Jared Leto em 'Esquadrão Suicida' (2016) (Foto: Divulgação)
Outro ator que se esforçou para aperfeiçoar seu papel como O Coringa - neste caso no filme ‘Esquadrão Suicida’ (2016) - foi Jared Leto. Embora sua interpretação do personagem recebeu reações mistas, não há absolutamente nenhuma dúvida de sua dedicação ao papel. Algumas das coisas que Leto fez para entrar no personagem foram as seguintes: ele perseguiu o criminoso submundo do Instagram para buscar inspiração; passou um tempo em hospícios; enviou presentes (incluindo balas, preservativos usados, um porco morto, ratos vivos, revistas Playboy e vídeos de si mesmo como o Coringa) para seus colegas do elenco; ele se apresentou como o personagem em um show da sua banda Thirty Seconds to Mars; dormiu em uma prisão; só respondia às pessoas se fosse chamado de "Mr. J " no set de filmagens; se isolou do resto do elenco; e praticou a risada psicótica em público para ver qual delas obtinha a melhor reação.

Jesse Eisenberg (Lex Luthor)
Jesse Eisenberg em ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’ (2016) (Foto: Divulgação)
Jesse Eisenberg foi uma escolha surpreendente para interpretar Lex Luthor em ‘Batman vs Superman: A Origem da Justiça’ (2016), mas ele foi realmente um dos pontos altos do filme. O ator mostrou potencial para desenvolver o personagem ainda mais na franquia que continua nos próximos anos. Sua preparação para o papel foi bastante simples, mas potencialmente perigosa. Por quê? Ele explorou impulsos suprimidos. Eisenberg explica; "Realmente acho que a melhor maneira de se preparar para algo como isso é explorar todos aqueles impulsos ocultos que você suprimiu quando era mais jovem. Deixe tudo - as décadas de supressão dos sentimentos - ser libertado catárticamente". Esperemos que ele não tente, conseqüentemente, dominar o mundo ou atingir qualquer pessoa na vida real.

Jamie Foxx (Electro)
Jamie Foxx em ‘O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro’ (2014) (Foto: Divulgação)
Jamie Foxx interpretou Max Dillon (Electro) em ‘O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro’ (2014) - e fez algumas coisas estranhas para se preparar para o papel. Em primeiro lugar, escreveu um poema que lhe permitiu entender como Max se sentia. Era assim: "Eu posso ser negro, mas não sou viúva, eu tenho sido sombra na escuridão. Ele pode ser o seu, mas ele não é o meu herói, eu abraço essa malícia em meu coração. Eu estava esperando pacientemente, mas estou com raiva agora, ele me prometeu o relâmpago no céu. Foi-me dito que um dia me adorariam, gritariam meu nome, mas eles viraram as costas para mim e mentiram. Então agora estou perseguindo aranhas". Mais preocupante ainda, Foxx assumiu a personalidade de um de seus fãs malucos após um assustador encontro na vida real. Um admirador fanático de Foxx apareceu um dia na sua porta e tentou entrar. O ator tentou retratar esse nível de loucura na própria idolatria de Dillon pelo Homem-Aranha.

Aaron Eckhart (Duas-Caras)
Aaron Eckhart em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ (2008) (Foto: Divulgação)
O personagem Harvey Dent, também conhecido como Duas Caras, interpretado por Aaron Eckhart foi um pouco ofuscado em 2008 no filme ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas’ pelo desempenho icônico de Heath Ledger mencionado no papel de Coringa - no entanto, a preparação de Eckhart foi extremamente difícil para o seu desempenho como o Duas Caras e merece o crédito. Depois de descrever Dent como "sendo do mesmo mundo de Batman ao mesmo tempo que não faz parte", ele se preparou para o papel "procurando as semelhanças e a tensão entre os dois”, disse o ator. E completou: “Para encontrar o que é semelhante com o Batman e, em seguida, o que é oposto a ele”. Além disso, ele também estudou os efeitos psicológicos sofridos por vítimas de queimaduras, além de pesquisar sobre múltiplas personalidades.

Oscar Isaac (Apocalipse)
Oscar Isaac em ‘X-Men: Apocalipse’ (2016) (Foto: Divulgação)
Oscar Isaac retratou o vilão do título em ‘X-Men: Apocalipse’ (2016) e levou a sua preparação para o papel muito a sério. Ele não sabia nada sobre o Apocalipse antes de ser escalado como o antigo mutante, então ele leu muitos quadrinhos em que o personagem aparecia, e tentou encontrar algo que particularmente o intrigasse sobre o personagem. Isaac explica: "Você encontra algo que o torna interessante para você. Com ‘X-Men’, por exemplo, é sobre porque esta mulher que inventou Apocalipse, [a escritora] Louise Simonson, fez um novo arqui-vilão. Ela disse, 'ok, eu vou fazer a encarnação da Segunda Vinda com os Quatro Cavaleiros do Apocalipse e tudo'. Isso é assustador. Então fiquei curioso sobre isso. Qual é a expressão filosófica por trás do Apocalipse? O que significa Apocalipse, que vem do grego 'revelar', é levantar a cortina”.

Cara Delevingne (Enchantress)
Cara Delevingne em 'Esquadrão Suicida' (2016) (Foto: Divulgação)
Como já mencionamos anteriormente, o filme ‘Esquadrão Suicida’ (2016) gerou reações mistas, mas uma das críticas mais negativamente foi, sem dúvida, a versão de June Moone (ou Enchantress), feita por Cara Delevingne. Dito isto, não há dúvidas a respeito da dedicação de Delevingne ao papel. Ela se encontrou com o diretor David Ayer em Londres, em uma noite escura e tempestuosa. Ele não disse nada sobre o filme, mas mostrou fotos de "mulheres incríveis, iluminadas, poderosas, mas muito malvadas" e falou com ela sobre dependência e doença mental. Ele ainda pediu que ela recitasse uma cena de ‘Quem tem medo de Virginia Woolf?’, o que a deixou irritada e a fez ganhar o papel. No entanto, o que aconteceu depois foi mais extremo. Ayer pediu a Delevingne que encontrasse uma floresta, em uma noite de lua cheia, ficasse nua e andasse com os pés na lama. Ela também uivou como um lobo durante sua caminhada nua para sentir selvagem.

Sebastian Stan (Soldado Invernal)
Sebastian Stan em ‘Capitão América 2: O Soldado Invernal’ (2014) (Foto: Divulgação)
O personagem de Sebastian Stan no universo cinematográfico da Marvel, Bucky Barnes, sofreu algumas mudanças importantes no seu desenvolvimento. Tendo começado como o amigo leal de Steve Rogers, ele sofreu uma lavagem cerebral que o fez se transformar no Soldado Invernal, um vilão letal em ‘Capitão América: Guerra Civil’ (2016) - mas foi sua preparação para o papel antagônico em 2014 no filme ‘Capitão América 2: O Soldado Invernal’ (2014) a qual estamos nos referindo aqui. Stan essencialmente fez muita pesquisa sobre a guerra - principalmente os efeitos das guerras sobre aqueles que lutam nelas. Ele explica: "Para o primeiro, eu fiz um monte de pesquisa do período. Para esse eu vi como uma boa oportunidade para poder assistir a grandes filmes dos anos 70, sobre a Guerra Fria e programas de espionagem e thrillers. Encontrei documentários sobre os efeitos negativos da guerra em pessoas e transtorno de estresse pós-traumático. Eu queria entender separadamente o que eu estava fazendo no filme e que tipo de filme estávamos fazendo”.

Olivia Munn (Psylocke)
Olivia Munn em ‘X-Men: Apocalipse’ (2016) (Foto: Divulgação)
Voltamos ao filme ‘X-Men: Apocalipse’ (2016), mas não estamos falando sobre o vilão titular desta vez. Estamos falando de um de seus recrutas. A bela Psylocke de Olivia Munn. A mutante que usa espada não teve um desenvolvimento psicológico tão grande no filme, então a maior parte da preparação da atriz foi física. A atriz perdeu 12 quilos fazendo artes marciais e treino de espada, e seu treinador afirmou que Munn fez da missão “ficar em forma para o papel” o seu "segundo emprego" (ela passava seis horas todos os dias malhando e treinando as habilidades de espada). Olivia Munn afirmou que "o objetivo nunca foi perder peso ou entrar em forma, porque eu realmente pensei que já estava bem. O objetivo era apenas aprender essas habilidades. Nunca percebi antes o que significava quando os atores falavam sobre realmente treinar para um papel".

Josh Brolin (Thanos)
Josh Brolin  como Thanos (Foto: Divulgação)
Até agora, Josh Brolin só apareceu brevemente como o titã louco Thanos no Universo Cinematográfico Marvel - uma vez em ‘Guardiões da Galáxia’ (2014) e novamente em uma cena de ‘Vingadores: Era de Ultron’ (2015) - mas ele deve aparecer muito mais na franquia, e revelou como está se preparando para interpretar o poderoso vilão. Para se preparar para o papel, Brolin tentou encontrar algo que pudesse causar identificação em Thanos - algo semelhante à humanidade. Isso pode não parecer "extremo", mas tentar encontrar algo que possa fazer as pessoa se enxergarem em um alienígena gigante, roxo, que está em uma busca de reunir seis pedras poderosas para impressionar a personificação da morte, assumindo o universo provavelmente não é nada fácil.

Tom Hiddleston (Loki)
Tom Hiddleston em 'Thor 3: Ragnarok' (2017) (Foto: Divulgação)
Entre seus vários métodos de preparação, Hiddleston aprendeu capoeira e leu o que ele descreveu como "um livro brilhante" do psicólogo Oliver James, chamado ‘They F**k You Up’ - que permitiu que ele se identificasse com Loki descobrindo que ele foi adotado. Só para lembrar aos fãs que Hiddleston fez um teste inicial para interpretar Thor no Universo Cinematográfico Marvel e, quando o diretor de elenco viu potencial a esse respeito, ele deu ao ator seis semanas para ganhar massa muscular. Tom Hiddleston então seguiu uma dieta rigorosa e ganhou dez quilos de músculo. Hiddleston acabou não ficando com o papel de Thor, mas como resultado daquele teste, ele se tornou um vilão fantástico nas telonas.

Dane DeHaan (Duende Verde)
Dane DeHaan em ‘O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro’ (2014) (Foto: Divulgação)
Quando você pensa na versão de Harry Osborn para o Duende Verde em ‘O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro’ (2014), imagina que não deve ter sido fácil chegar naquele resultado. O ator Dane DeHaan trabalhou duro - em termos de treinamento e dieta - para o papel. Treinou intensamente e consumia 3 mil calorias por dia. DeHaan explicou, quando tinha acabado de chegar ao set do filme em Nova York, que "Nós já estamos aqui, e eu tenho me preparado. Agora é apenas começar o meu trabalho e continuar ganhando massa muscular. Vou começar a filmar em breve em Nova York. Trabalho intensamente seis dias por semana e eu como a cada duas horas. Principalmente proteínas e legumes. Consumo pelo menos 3.000 calorias por dia. Já ganhei três quilos em seis semanas!".

Tom Hardy (Bane)
Tom Hardy em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge’ (2012) (Foto: Divulgação)
Que tal ganhar 15 quilos de músculo em apenas três meses? Isso é exatamente o que Tom Hardy conseguiu em preparação para interpretar o intimidante Bane em ‘Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge’ (2012). O ator inglês é conhecido por transformar seu corpo para papéis em filmes e para retratar o icônico vilão do Batman não foi diferente. O método de Hardy era simples - ele adicionou um monte de calorias à sua dieta e fez um treino pesado de levantamento de peso. Não houve nada complexo sobre sua preparação, apenas muita dedicação - algo que Hardy é conhecido por não se esquivar, tendo modificado seu corpo maciçamente para papéis anteriores em ‘Bronson’ (2008) e ‘Guerreiro’ (2011).

Michael Shannon (General Zod)
Michael Shannon em ‘O Homem de Aço’ (2013) (Foto: Divulgação)
‘O Homem de Aço’ de 2013 foi, sem dúvida, decepcionante, mas não houve falhas no desempenho de Michael Shannon como General Zod. Seguir os passos de Terence Stamp pode não ter sido fácil, mas Shannon fez isso muito bem - e isso graças à sua preparação para o papel. Além de frequentar assiduamente a academia e fazer um rigoroso treinamento físico, ele também se preparou para o papel comparando a história do filme com questões ambientais do mundo real. Shannon disse: "Vi o ‘Homem de Aço’ como um filme muito socialmente relevante, não necessariamente um filme de quadrinhos. Aqui está uma história sobre pessoas, uma civilização. Eles viveram em um planeta e consumiram todos os recursos e destruíram o planeta, e pensaram que a maneira de resolver o problema seria buscar outro planeta".

Rhys Ifans (Lagarto)
Rhys Ifans em ‘O Espetacular Homem-Aranha’ (2012) (Foto: Divulgação)
O ator galês Rhys Ifans retratou o Dr. Curt Connors - um cientista de um braço cuja pesquisa e experimentação de regeneração celular nos seres humanos resultou em sua transformação no lagarto aterrorizante - em ‘O Espetacular Homem-Aranha’ (2012). E ele se preparou extremamente bem para o papel. A preparação de Ifans envolveu aprender a viver como uma pessoa com um só braço, o que resultou em habilidades como ser capaz de dar nó em uma gravata com uma mão e fazer uma xícara de café usando apenas um membro (há realmente uma cena excluída do filme em que Connors arruma sua gravata com uma mão). Ele também carregou um peso na mão o tempo todo que ficou fora do filme, para que o "toco" (como Ifans mesmo descreveu) sucumbisse à gravidade. E ele passou muito tempo com pessoas amputadas para ouvir suas ideias sobre a vida com deficiência e observá-los em suas atividades diárias.

Fonte: 1

0 comentários:

Postar um comentário


Created By Sora Templates