quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Filmes e diretores que foram acusados de ir longe demais "em nome da arte"

Há uma tênue linha entre dedicação e insanidade que, quando se refere ao cinema, é freqüentemente ultrapassada. Isso tudo para dizer que alguns dos seus filmes favoritos têm histórias bem dramáticas nos bastidores, que vão desde brigas nos sets de filmagens até a técnicas de atuação e direção que podem ser descritas como cruéis.

Recentemente foi revelado que a cena infame da manteiga em ‘Último Tango em Paris’ (1972) é muito mais perturbadora e próxima de um estupro do que qualquer um poderia imaginar. Mas Bernardo Bertolucci está longe de ser o único diretor que tornou a integridade moral do elenco em um jogo de cena “pelo bem da arte”.

De assassinatos de animais na tela a cenas de abuso verbal, aqui estão 10 dos filmes mais controversos da história do cinema. Confira!

‘Último Tango em Paris’ (1972)
‘Último Tango em Paris’ (1972) (Foto: Divulgação)
Este é o escândalo que virou manchetes nos últimos meses. O Yahoo publicou recentemente uma entrevista de 2013 com o diretor Bernardo Bertolucci, em que ele admite que junto com o astro Marlon Brando planejou a infame cena de sexo (a famosa cena da manteiga) sem contar à atriz Maria Schneider. De acordo com Bertolucci, "Eu queria captar sua reação como uma mulher, não como uma atriz". Schneider, que faleceu em 2011, admitiu em 2007 que ela se sentiu "um pouco estuprada" por seu colega de elenco e pelo diretor por causa dessa cena.

‘O Iluminado’ (1980)
‘O Iluminado’ (1980) (Foto: Divulgação)
Apesar do que Stephen King pensa sobre isso, ‘O Iluminado’ é considerado como um dos maiores filmes de terror já feitos. No entanto, é um filme que foi igualmente um pesadelo para gravar, pelo menos para Shelley Duvall. A atriz revelou recentemente no programa do Dr. Phil que os abusos do exigente Stanley Kubrick causaram problemas de saúde mental a ela. No documentário ‘Stanley Kubrick: A Life in Pictures’ (2001), Jack Nicholson afirmou que Duvall foi forçada a refazer a cena do machado 127 vezes, e de acordo com a própria Duvall, o estresse da filmagem fez com que seu cabelo começasse a cair. A atriz descreveu a experiência como "quase insuportável". Isso é muito trabalho para um papel que rendeu a Duvall uma indicação de Pior Atriz no Framboesa de Ouro.

‘Kids’ (1995)
‘Kids’ (1995) (Foto: Divulgação)
‘Kids’ é um filme de Larry Clark que fala sobre sexo, abuso de substâncias e irresponsabilidade - e enfrentou muitas críticas por isso. O filme acompanha um grupo de adolescentes sexualmente ativos na cidade de Nova York (com um elenco de estrelas incluindo Chloë Sevigny, Leo Fitzpatrick, Justin Pierce, Rosário Dawson e Jon Abrahams). No entanto, o que fez este filme o mais polêmico dos anos 90 foram acusações de que estava explorando suas jovens estrelas. Havia acusações de pornografia e obscenidade infantil. O filme foi lançado em 1995 sem uma classificação.

‘Os Pássaros’ (1963)
‘Os Pássaros’ (1963) (Foto: Divulgação)
Alfred Hitchcock era notoriamente brutal em relação a suas principais atrizes, e nenhuma sofreu mais sua ira do que Tippi Hedren. Em entrevista ao The Telegraph, Hedren disse que "Hitchcock me colocou em uma prisão mental". Além do abuso mental e verbal do diretor, a atriz teve que suportar pássaros vivos com faixas de borracha em torno de seus bicos que foram jogados em sua direção múltiplas vezes para a atacarem. No entanto, o filme rendeu a atriz um Globo de Ouro. Hedren passou a ter uma relação tumultuada com o diretor depois das filmagens.

‘Irreversível’ (2002)
‘Irreversível’ (2002) (Foto: Divulgação)
Quando se trata de representar estupro e agressão sexual em filmes, há quase sempre alguma controvérsia. Mas a cena de nove minutos de duração, ininterrupta, do filme ‘Irreversível’, de Gaspar Noé, se tornou um exagero sem sentido para muitos críticos. Todo o ato foi simulado, mas a perspectiva de assistir a um estupro ocorrer na íntegra foi irritante para muitos críticos e cineastas, embora o filme tenha seus defensores. No elenco, Monica Bellucci, Vincent Cassel, Albert Dupontel.

‘Amargo Pesadelo’ (1972)
‘Amargo Pesadelo’ (1972) (Foto: Divulgação)
Qualquer um que já precisou chamar sua própria ambulância sabe que ter seguro é uma coisa essencial. É também algo que o elenco de ‘Amargo Pesadelo’ não tinha durante toda a filmagem. Para economizar dinheiro, as estrelas do filme concordaram em fazer todas as suas próprias cenas de risco sem o benefício de estarem seguradas, e foi assim que quase perdemos Burt Reynolds. No livro de memórias de Reynolds, “Burt Reynolds: But Enough about Me”, o icônico ator revelou que quebrou o cóccix e quase se afogou enquanto filmava a cena em que o personagem de Reynolds descia a cachoeira. Não só isso, a cena resultou em Reynolds sendo retirado de um redemoinho. Todo esse drama aconteceu porque Reynolds insistiu em fazer suas próprias cenas de ação em vez de deixar o diretor John Boorman usar um manequim.

‘Apocalypse Now’ (1979)
‘Apocalypse Now’ (1979) (Foto: Divulgação)
É de conhecimento comum que a adaptação cinematográfica da obra icônica de Joseph Conrad foi um pesadelo. A produção do filme foi marcada por atrasos, condições climáticas terríveis e muitos empecilhos. Quando Martin Sheen, protagonista do filme de Francis Ford Coppola, chegou à filmagem, ele foi recebido por uma produção desorganizada, já com orçamento estourado e um caos completo se instaurou. Resumindo: cadáveres reais chegaram ao set através de um ladrão de túmulos, um búfalo foi abatido na frente das câmeras ligadas, Sheen teve um ataque cardíaco, e Coppola sofreu um colapso nervoso.

‘Anticristo’ (2009)
‘Anticristo’ (2009) (Foto: Divulgação)
Cenas de sexo não-simuladas não são novidade para a indústria cinematográfica, mas quase sempre foram controversas. Lars von Trier é creditado por trazer essa “tendência” de volta com um foco mais mainstream no seu filme ‘Os Idiotas’ (1998), mas três de seus longas - ‘Os Idiotas’, ‘Anticristo’ e ‘Ninfomaníaca’ (2013) - usaram cenas de sexo real. De todos os filmes de von Trier, o ‘Anticristo’ é de longe o mais controverso. Embalado com representações gráficas de sexo e violência, muitos críticos elogiaram a execução do filme, mas questionaram seu mérito.

‘Holocausto Canibal’ (1980)
‘Holocausto Canibal’ (1980) (Foto: Divulgação)
Há muita coisa que torna o filme ‘Holocausto Canibal’ controverso - canibalismo, alegações de uso de drogas, acusações de homicídio - mas o que fez esse filme ter um lugar nesta lista é a cena da tartaruga. Vários animais reais foram mortos para o filme, incluindo a memorável tartaruga, um quati, uma tarântula, uma jiboia-constritora, um porco, e um saimiri.

‘Raw’ (2016)
‘Raw’ (2016) (Foto: Divulgação)
Este filme de terror francês ganhou atenção generalizada no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2016, quando alguns espectadores tiveram que procurar ajuda dos serviços de emergência depois de assistir às cenas gráficas do filme. De acordo com The Hollywood Reporter, vários membros da platéia desmaiaram enquanto assistiam ao filme sobre um vegetariano que lentamente se torna um canibal. Se causar uma mal estar não é um grande gancho para um filme de terror, então não sabemos o que mais poderia ser.

Fonte: 1

0 comentários:

Postar um comentário


Created By Sora Templates