quinta-feira, 16 de junho de 2016

Conheça 15 filmes noir britânicos

Primeiramente, o que são filmes noir? Eles estão bastante associados a um estilo de filme sobre questões policiais e investigativas. O Expressionismo Alemão, movimento que esteve presente no cinema a partir da década de 20 foi bastante influenciador para o estilo noir. Ele se caracterizou, também, por apresentar produções e baixo orçamento com a participação de atores não muito famosos (em sua maioria). O niilismo, a desconfiança e paranoia também são características do cinema noir.

Pensando nesse estilo de filmes que está bastante esquecido nos dias de hoje, resolvemos trazer 15 exemplos do cinema britânico. Confira e aproveite para conhecer novos filmes.

À Meia Luz (1940) | Thorold Dickinson

filmes noir 1 

Em Londres, uma mulher é assassinada por causa de suas jóias (que desaparecem). Anos depois, na mesma casa, uma mulher que vive sozinha com o marido, parece estar ficando louca.

Dentro da Noite (1940) | Raoul Walsh

filmes noir 15 

Dois irmãos são motoristas de caminhão independentes que carregam frutas e legumes para os mercados da cidade, enquanto Paul sofre um acidente, Joe envolve-se em um assassinato.

O Castelo do Homem Sem Alma (1942) | Lance Comfort

filmes noir 13 

Em 1880, na pequena cidade de Levenford na Escócia, situa-se uma estranha construção: meio casa e meio castelo, cercada por grossos muros de pedra. Uma série de desventuras e tragédias envolverão a família Brodie nesse castelo.

A Noite Tem Olhos (1942) | Leslie Arliss

filmes noir 10 

Duas jovens vão visitar uma remota área da Inglaterra, onde uma colega havia desaparecido anteriormente. Em meio a uma tempestade, elas se refugiam em uma casa isolada na beira de um tétrico pântano, onde mora em estado de choque, um veterano da Guerra Civil Espanhola, que parece levar uma vida mais nebulosa do que os arredores de sua propriedade.

They Met in the Dark (1943) | Carl Lamac

filmes noir 5 

Um comandante da Marinha Real tenta encontrar uma bela espiã que o enganou revelando segredos militares.

O Sétimo Véu (1945) | Compton Bennett

filmes noir 4 

Médico psiquiatra hipnotiza paciente, uma pianista que sofre forte domínio de um primo, a fim de curá-la de seus traumas.

Condenado (1947) | Carol Reed

filmes noir 3 

Militante ex-presidiário líder de uma organização anti- governista, organiza um assalto a uma fábrica em forma de protesto. Envolvido numa imprevisível reação dos seguranças termina gravemente ferido e abandonado pelos amigos. Vagará sem rumo encontrando apoio em pessoas desconhecidas, carregando a culpa de ter, possivelmente, assassinado um dos seguranças. Como sobreviver com o peso de um crime?

It Always Rains on Sunday (1947) | Robert Hamer

filmes noir 2 

Um fugitivo tenta se esconder na casa de sua ex-amante, mas ela se casou e está longe de se entusiasmar com a ideia.

Nas Garras da Fatalidade (1947) | Alberto Cavalcanti

filmes noir 14 

Clem Morgan é um ex-piloto da Força Aérea Britânica que, após o fim da Segunda Guerra, não consegue encontrar um emprego formal. Com medo de se tornar um alcoólatra desempregado, ele acaba se envolvendo com o mercado negro, traficando drogas. Após se recusar a vender drogas pesadas, seu chefe, o mafioso Narcie, lhe prepara uma armadilha. Clem é acusado pelo assassinato de um policial e condenado a 15 anos de cadeia. No entanto, ele logo consegue escapar, e seguirá em busca de Narcie, ávido por vingança.

O Pior dos Pecados (1947) | John Boulting

filmes noir 12 

Pinkie Brown é criminoso e participante de uma gangue que atua em uma cidadezinha chamada Brighton. Quando ordena o assassinato de seu rival, Fred, tenta fazer que a polícia acredite que é suicídio: e fará de tudo para isso.

O 3º Homem (1949) | Carol Reed

filmes noir 11 

Um escritor americano chega a Viena, após a Segunda Guerra, e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto sob circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry. O filme é considerado uma das obras-primas do cinema noir.

De Volta ao Pequeno Apartamento (1949) | Michael Powell, Emeric Pressburger

filmes noir 9 

Um perito em desarmar bombas foi gravemente ferido na II Guerra Mundial e passa a sofrer dores constantes. Ele encontra consolo e alívio de sua dor numa garrafa de uísque e em comprimidos, sempre presentes. Um novo tipo de bomba, que pode explodir com um simples toque, passa a deixá-lo cada vez mais nervoso.

Sombras do Mal (1950) | Jules Dassin

filmes noir 8 

Harry Fabian está preparando um golpe que pode lhe garantir o futuro em Londres. Ele acabou de conhecer um dos mais famosos lutadores de luta-livre do mundo, e espera, com ele, alterar o resultado de algumas lutas para faturar alto com as apostas. O que Harry não sabe, no entanto, é que a grande mentira que está armando pode se transformar numa verdade muito perigosa.

Pool of London (1951) | Basil Dearden

filmes noir 7 

Dan MacDonald é um marinheiro que se envolve com contrabando apenas pela emoção do perigo. A diversão acaba quando surge uma gangue de ladrões de jóias que se livra do encalço policial incriminando inocentes. Ao risco de sua própria vida, Dan precisará livrar seu melhor amigo, Johnny, de uma acusação de assassinato.

Na Rota do Inferno (1957) | Cy Endfield

filmes noir 6 

Joe “Tom” Yateley (Stanley Baker) é um ex-presidiário. Tentando deixar seu passado para trás, ele começa a trabalhar para a Hawlett Trucking, empresa que transporta cascalho de uma pedreira próxima. Tom logo faz amizade com Lucy, a secretária (Peggy Cummins), e com o italiano Gino (Herbert Lom), motorista e ex- prisioneiro de guerra.

Fonte: 1

0 comentários:

Postar um comentário


Created By Sora Templates