Conheça 15 filmes noir britânicos
Primeiramente, o que são filmes noir?
Eles estão bastante associados a um estilo de filme sobre questões
policiais e investigativas. O Expressionismo Alemão, movimento que
esteve presente no cinema a partir da década de 20 foi bastante
influenciador para o estilo noir. Ele se caracterizou, também,
por apresentar produções e baixo orçamento com a participação de atores
não muito famosos (em sua maioria). O niilismo, a desconfiança e
paranoia também são características do cinema noir.
Pensando nesse estilo de filmes que está
bastante esquecido nos dias de hoje, resolvemos trazer 15 exemplos do
cinema britânico. Confira e aproveite para conhecer novos filmes.
À Meia Luz (1940) | Thorold Dickinson
Em Londres, uma mulher é assassinada por
causa de suas jóias (que desaparecem). Anos depois, na mesma casa, uma
mulher que vive sozinha com o marido, parece estar ficando louca.
Dentro da Noite (1940) | Raoul Walsh
Dois irmãos são motoristas de caminhão
independentes que carregam frutas e legumes para os mercados da cidade,
enquanto Paul sofre um acidente, Joe envolve-se em um assassinato.
O Castelo do Homem Sem Alma (1942) | Lance Comfort
Em 1880, na pequena cidade de Levenford
na Escócia, situa-se uma estranha construção: meio casa e meio castelo,
cercada por grossos muros de pedra. Uma série de desventuras e tragédias
envolverão a família Brodie nesse castelo.
A Noite Tem Olhos (1942) | Leslie Arliss
Duas jovens vão visitar uma remota área
da Inglaterra, onde uma colega havia desaparecido anteriormente. Em meio
a uma tempestade, elas se refugiam em uma casa isolada na beira de um
tétrico pântano, onde mora em estado de choque, um veterano da Guerra
Civil Espanhola, que parece levar uma vida mais nebulosa do que os
arredores de sua propriedade.
They Met in the Dark (1943) | Carl Lamac
Um comandante da Marinha Real tenta encontrar uma bela espiã que o enganou revelando segredos militares.
O Sétimo Véu (1945) | Compton Bennett
Médico psiquiatra hipnotiza paciente, uma pianista que sofre forte domínio de um primo, a fim de curá-la de seus traumas.
Condenado (1947) | Carol Reed
Militante ex-presidiário líder de uma
organização anti- governista, organiza um assalto a uma fábrica em forma
de protesto. Envolvido numa imprevisível reação dos seguranças termina
gravemente ferido e abandonado pelos amigos. Vagará sem rumo encontrando
apoio em pessoas desconhecidas, carregando a culpa de ter,
possivelmente, assassinado um dos seguranças. Como sobreviver com o peso
de um crime?
It Always Rains on Sunday (1947) | Robert Hamer
Um fugitivo tenta se esconder na casa de sua ex-amante, mas ela se casou e está longe de se entusiasmar com a ideia.
Nas Garras da Fatalidade (1947) | Alberto Cavalcanti
Clem Morgan é um ex-piloto da Força
Aérea Britânica que, após o fim da Segunda Guerra, não consegue
encontrar um emprego formal. Com medo de se tornar um alcoólatra
desempregado, ele acaba se envolvendo com o mercado negro, traficando
drogas. Após se recusar a vender drogas pesadas, seu chefe, o mafioso
Narcie, lhe prepara uma armadilha. Clem é acusado pelo assassinato de um
policial e condenado a 15 anos de cadeia. No entanto, ele logo consegue
escapar, e seguirá em busca de Narcie, ávido por vingança.
O Pior dos Pecados (1947) | John Boulting
Pinkie Brown é criminoso e participante
de uma gangue que atua em uma cidadezinha chamada Brighton. Quando
ordena o assassinato de seu rival, Fred, tenta fazer que a polícia
acredite que é suicídio: e fará de tudo para isso.
O 3º Homem (1949) | Carol Reed
Um escritor americano chega a Viena,
após a Segunda Guerra, e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto sob
circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre
várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry. O filme é
considerado uma das obras-primas do cinema noir.
De Volta ao Pequeno Apartamento (1949) | Michael Powell, Emeric Pressburger
Um perito em desarmar bombas foi
gravemente ferido na II Guerra Mundial e passa a sofrer dores
constantes. Ele encontra consolo e alívio de sua dor numa garrafa de
uísque e em comprimidos, sempre presentes. Um novo tipo de bomba, que
pode explodir com um simples toque, passa a deixá-lo cada vez mais
nervoso.
Sombras do Mal (1950) | Jules Dassin
Harry Fabian está preparando um golpe
que pode lhe garantir o futuro em Londres. Ele acabou de conhecer um dos
mais famosos lutadores de luta-livre do mundo, e espera, com ele,
alterar o resultado de algumas lutas para faturar alto com as apostas. O
que Harry não sabe, no entanto, é que a grande mentira que está armando
pode se transformar numa verdade muito perigosa.
Pool of London (1951) | Basil Dearden
Dan MacDonald é um marinheiro que se
envolve com contrabando apenas pela emoção do perigo. A diversão acaba
quando surge uma gangue de ladrões de jóias que se livra do encalço
policial incriminando inocentes. Ao risco de sua própria vida, Dan
precisará livrar seu melhor amigo, Johnny, de uma acusação de
assassinato.
Na Rota do Inferno (1957) | Cy Endfield
Joe “Tom” Yateley (Stanley Baker) é um
ex-presidiário. Tentando deixar seu passado para trás, ele começa a
trabalhar para a Hawlett Trucking, empresa que transporta cascalho de
uma pedreira próxima. Tom logo faz amizade com Lucy, a secretária (Peggy
Cummins), e com o italiano Gino (Herbert Lom), motorista e ex-
prisioneiro de guerra.
Fonte: 1
0 comentários:
Postar um comentário