quinta-feira, 3 de março de 2016

Astros e estrelas que foram "amaldiçoados" após vencerem o Oscar

O sonho de um ator de Hollywood é ganhar um Oscar. O prêmio abre as portas para uma infinidade de oportunidades no cinema e os ganhadores começam a escolher papeis em filmes de diretores aclamados em vez de serem escolhidos. Ou pelo menos é isso que deveria acontecer. Pois existe o que parece ser uma maldição do Oscar. Alguns astros e estrelas desaparecem dos holofotes logo após colocarem as mãos na estatueta.

Quando vimos Cuba Gooding Jr. em algum papel de destaque depois de vencer como Melhor Ator Coadjuvante em 1996 por 'Jerry Maguire: A Grande Virada'? E o que acontece com Natalie Portman? Ela ganhou um Oscar por 'Cisne Negro' em 2010 e teria feito uma pausa para cuidar do primeiro filho. Mais de cinco anos depois, ela ainda não foi capaz de repetir o sucesso e acabou escolhendo papeis arriscados em comédias românticas como 'Sexo Sem Compromisso', com Ashton Kutcher.
Com algumas exceções (Meryl Streep, por exemplo), parece que, depois que alguns atores ganham o Oscar, suas carreiras vão ladeira abaixo.

Confira 10 estrelas do cinema que não conseguiram engatar sucessos após o maior prêmio da indústria cinematográfica.

Jodie Foster
Jodie Foster (Foto: Getty Images)
Em 1976, Foster era apenas uma adolescente quando recebeu a primeira indicação ao Oscar por seu papel como a garota de programa de 'Taxi Driver'. Ao longo dos anos, ela manteve o sucesso, ganhando um Oscar e um Globo de Ouro pelo aclamado 'Acusados' (1988). Em 1991, ela mais uma vez ganhou tanto um Oscar quanto um Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo thriller 'O Silêncio dos Inocentes'. Mas uma série de fracassos de bilheteria depois, e levou 11 anos para Foster conseguir engrenar filmes sem crítica negativa -  como os três thrillers de ação em que interpretou uma mulher que faria qualquer coisa para proteger sua vida de forças externas. O primeiro foi 'O Quarto do Pânico' em 2002, seguido pelo 'Plano de Vôo' em 2005, e 'Valente' em 2007. Depois disso, Foster tornou-se diretora e atuou em várias produções que não a levaram longe, como 'Elysium' (2013). 
Cuba Gooding Jr.
Cuba Gooding Jr. (Foto: Getty Images)
No filme de 1996, 'Jerry Maguire: A Grande Virada', Rod Tidwell, um jogador de futebol interpretado por Cuba Gooding Jr., diz "Mostre-me o dinheiro!" Essas simples palavras se transformaram em uma das expressões mais repetidas pelo mundo na épocaí. Gooding ganhou o Oscar por sua interpretação e, entre o sucesso do filme e a repetição incessante dessa frase, ele parecia destinado para a imortalidade em Hollywood. Isso não aconteceu. Em parte porque Gooding continuou a carreira com participações em filmes altamente questionáveis, como 'Pearl Harbor' (2001), de Michael Bay, e a comédia 'Cruzeiro das Loucas' (2002), que o crítico Roger Ebert descreveu como "tão ruim, de tantas formas diferentes, que não só ofende os gays, como ofende todo mundo". Por esse filme, Gooding conseguiu uma indicação ao Framboesa de Ouro, mas felizmente para ele, teve a sorte de estar competindo com Ben Affleck, que venceu como Pior Ator por 'Contato de Risco' (2003).
Natalie Portman
Natalie Portman (Foto: Getty Images)
Portman tinha apenas 16 anos quando foi lançada ao estrelato no filme 'Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma' (1999).  Em 1999, ela recebeu uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme 'Em Qualquer Outro Lugar'. Depois disso, voltou para a franquia 'Star Wars' por mais dois filmes. 'Closer: Perto Demais' (2004) lhe rendeu uma indicação a Atriz Coadjuvante no Globo de Ouro e no Oscar. Após uma série de insucessos de bilheteria, oito anos depois, em 2011, Portman ganhou fama estrelando 'Cisne Negro', pelo qual ela venceu o Oscar de Melhor Atriz. Mas depois disso não permaneceu no topo e começou a estrelar filmes pouco aclamados pela crítica e com péssima arrecadação em bilheterias como 'Eu Ainda Estou Aqui', 'Sexo Sem Compromisso' e 'Sua Alteza?'.
Roberto Benigni
Roberto Benigni (Foto: Getty Images)
Em 1997, Roberto Benigni fez com 'A Vida É Bela' (1997) o que Jerry Lewis não conseguiu fazer com 'The Day the Clown Cried' (1972). 'A Vida é Bela' contou a história de Guido Orefice, um judeu italiano durante a Segunda Guerra Mundial que usa a comédia para ajudar sua família a perseverar durante passagem pelo campo de concentração nazista. Benigni interpretou o personagem principal, e também co-escreveu e dirigiu o filme. Embora a sua abordagem alegre para um assunto sério tinha muito potencial para deixar algumas pessoas ofendidas, o filme tornou-se sucesso de audiência e crítica, e Benigni ganhou o Oscar de Melhor Ator por seu trabalho. Mas não conseguiu manter seu sucesso. Ele fez apenas mais cinco filmes depois desse, um dos quais, uma adaptação do conto de Pinóquio, foi recebido com hostilidade pelos críticos e se tornou o único filme em língua estrangeira a ser indicado ao Framboesa de Ouro. O último filme de Benigni foi 'Para Roma, com Amor', de Woody Allen.
Halle Berry
Halle Berry (Foto: Getty Images)
Berry ficou mais conhecida por interpretar Tempestade em 'X-Men' (2000), e suas sequências, 'X-Men 2' (2003), 'X-Men: O Confronto Final' e 'X-Men: Dias de um Futuro Esquecido' (2014). Em 2001, ela recebeu o Oscar de Melhor Atriz por seu papel em 'A Última Ceia' (2001). Além do sucesso de X-Men, Berry afundou depois de receber seu Oscar. O papel em 'Mulher-Gato' (2004), filme que custou 100 milhões de dólares para ser realizado, não foi bem com o público, arrecadando apenas 17 milhões de dólares durante seu primeiro fim de semana. Então veio uma série de filmes que não chegaram ao sucesso, incluindo 'A Viagem' (2012). Seu papel mais expressível após 'X-Men' e 'A Última Ceia' foi na série de TV 'Extant', que não é exatamente uma das mais assistidas, mesmo que tenha sido renovada para uma segunda temporada. Além de um contrato com a marca de cosméticos Revlon, Berry não tem feito trabalhos muito aclamados no cinema.
Helen Hunt
Helen Hunt (Foto: Getty Images)
Hunt teve uma carreira muito bem sucedida na década de 90. Ela estrelou a sitcom 'Mad About You', que virou queridinha do público americano na mesma época que 'Friends'. Para esse papel, Hunt conseguiu fazer o impossível: ganhar quatro prêmios Emmy consecutivos como Melhor Atriz, de 1996 a 1999. Embora ainda na televisão, Hunt encontrou o sucesso na indústria cinematográfica ao estrelar o blockbuster 'Twister' (1996) e no aclamado 'Melhor É Impossível' (1997). Por este último, Hunt ganhou um Oscar de Melhor Atriz em 1998, o que significa que ela ganhou um Emmy e um Oscar no mesmo ano, algo inédito na indústria. Após o Oscar e o fim de 'Mad About You', Hunt estrelou em três filmes de sucesso - 'A Corrente do Bem', 'Do Que as Mulheres Gostam' e 'Náufrago' - tudo no mesmo ano (2000). Mas a maldição do Oscar assumiu depois disso, e ela levou 13 anos para emergir da obscuridade quando fez 'As Sessões' (2013), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar e Globo de Ouro. Mesmo assim, desde 2000, ela não tem feito o mesmo sucesso a que estava acostumada.
Adrien Brody
Adrien Brody (Foto: Getty Images)
Brody ganhou um Oscar por 'O Pianista', em 2002, filme no qual interpretou um músico tentando sobreviver à Segunda Guerra Mundial. Ele tinha 29 anos na época, o que fez dele o ator mais jovem a ganhar o prêmio de Melhor Ator. Seguido disso, Brody estrelou o remake de 'King Kong' (2005), que foi um sucesso de bilheteria. Naquele ano, ele também protagonizou o aclamado 'Viagem a Darjeeling' do diretor Wes Anderson. Entre 2005 e 2014, Brody desapareceu do tapete vermelho, com exceção de pequenos papéis em 'Meia-Noite em Paris' (2011), de Woody Allen, em que ele interpretou Salvador Dali, e em outro filme de Anderson, 'O Grande Hotel Budapeste' (2014). Mas seu papel mais visível desde que venceu um Oscar foi em um comercial. Ele apareceu em um anúncio da marca Stella Artois que estreou no intervalo do Super Bowl XLV.
Joe Pesci
Joe Pesci (Foto: Getty Images)
Pesci encontrou o sucesso através da parceria com Robert De Niro e com o diretor Martin Scorsese. Ele estrelou em três filmes com eles, que incluíram 'Touro Indomável' (1981), 'Os Bons Companheiros' (1990) e 'Casino' (1995). Joe Pesci ganhou um Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme de 1990. Durante esse período, ele também estrelou 'Máquina Mortífera' (1989) e suas duas sequências (1992 e 1998). Pesci também fez comédias de sucesso, incluindo 'Meu Primo Vinny' em 1991 e 'Esqueceram de Mim' em 1990 e sua continuação em 1992. Foi em 1999, um ano depois de 'Máquina Mortífera 4' que Pesci anunciou que estava se aposentando para se dedicar à sua carreira musical (em 1998, ele lançou seu segundo álbum, trinta anos depois do primeiro chamado 'Little Joe Sure Can Sing!'). Pesci manteve sua palavra quanto a não atuar mais, estrelando apenas 'O Bom Pastor (2006)' e 'Rancho do Amor' (2010) desde então.
Geena Davis
Geena Davis (Foto: Getty Images)
Na década de 1980, Geena Davis estava no topo de Hollywood. Primeiro, chamou atenção por um pequeno papel em 1982 no filme 'Tootsie' e, depois, ao ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por 'O Turista Acidental' (1988). Ao contrário de alguns que sofreram com a Maldição do Oscar, ela estrelou em outro filme memorável depois de ganhar o prêmio, aparecendo ao lado de Susan Sarandon no clássico 'Thelma & Louise', de 1991. Em 1995, fez 'A Ilha da Garganta Cortada', filme que teve orçamento caro e acabou indo mal nas bilheterias, falindo o estúdio chamado Carolco. Logo depois, Davis fez 'Despertar de um Pesadelo' (1996), e foi ignorada pelos espectadores. Em 1999, estrelou 'O Pequeno Stuart Little'  e sua carreira no cinema entrou em declínio. Ela tentou a sorte na televisão e estrelou seu próprio seriado, 'The Geena Davis Show', que foi cancelado após uma temporada.
Marisa Tomei
Marisa Tomei (Foto: Getty Images)
Marisa Tomei construiu sua carreira durante os anos 1980, aparecendo regularmente na série de televisão 'A Different World'. Em 1992, ela fez o filme 'Meu Primo Vinny' interpretando Mona Lisa Vito. Apesar de ser indicada ao lado de atrizes como Vanessa Redgrave e Joan Plowright, Tomei ganhou o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme. Tomei posteriormente apareceu em uma série de filmes que ganharam quase nada em arrecadação. Em 2001, ela estrelou 'Entre Quatro Paredes' e foi indicada para outro Oscar. No entanto, ela não conseguiu ganhar o prêmio e voltou a fazer filmes pouco reconhecidos pela crítica e pelo público, como 'Tratamento de Choque' (2003) e 'Motoqueiros Selvagens' (2007). Somente em 2008 ela voltou a fazer um filme de destaque, 'O Lutador', pela qual foi indicada ao Oscar de Atriz Coadjuvante. Desde então, sua carreira no cinema tem estado em baixa.

Fonte: 1

0 comentários:

Postar um comentário


Created By Sora Templates