quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Confira 10 ótimos filmes sobre ocultismo

Segundo o site Casa do Bruxo, o ocultismo (ou ciência oculta) é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza e do Homem, procurando descobrir seu aspecto espiritual e superior. Ele trata do que está além da esfera do conhecimento empírico, o que é secreto ou escondido. O ocultismo está relacionado aos fenômenos supostamente sobrenaturais. Ocultismo é um conjunto vasto, um corpo de doutrinas supostamente proveniente de uma tradição primordial que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dele parecem afastar-se ou contradizê-lo.

O Homem aqui retratado seria um supostamente completo e arquetípico, composto não apenas de corpo, mas também de emoção, razão e alma (como divide a cabala). Segundo algumas tradições ocultistas as religiões do mundo teriam sido inspiradas por uma única fonte sobre-natural. Portanto, ao estudar essa fonte chegar-se-ía a religião original. Muitas vezes um ocultista é referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes antigos magos já conheciam a maior parte das descobertas da ciência, tornando estas descobertas meros achados.

É claro que o cinema não ia deixar de retratar histórias sobre o ocultismo, certo? Pensando nisso, resolvemos trazer 10 exemplos de filmes que mostram, de alguma fora, essa ciência oculta. Se você sente interesse no assunto, não deixe de conferir as obras abaixo.

O Caçador de Bruxas (1968) | Michael Reeves


A Inglaterra está dividida em guerra civil, com os monarquistas lutando contra o Partido Parlamentar. Este conflito distrai as pessoas de pensamento racional e permite que os homens sem escrúpulos ganhem poder local e explorem superstições de aldeias. Um desses homens é Matthew Hopkins, que percorre o país oferecendo seus serviços como um perseguidor de bruxas.

O Bebê de Rosemary (1968) | Roman Polanski

bebe de rosemary 4 
Rosemary e seu marido mudam-se para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos de agir, e logo invade a privacidade de Rosemary de forma que começa a incomodá-la. Algo há por trás disso tudo e Rosemay, grávida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.

Os Demônios (1971) | Ken Russell

06122016-os-demonios 
 Durante o violento regime católico que tomava conta da França no século XVII, um convento de freiras sexualmente reprimidas torna-se o centro de uma disputa pelo poder entre o Cardeal Richelieu e o sacerdote que dirige a cidade fortificada, em torno da suposta possessão de uma madre-superiora cujas fantasias com o proeminente sacerdote resultam num dos mais sangrentos episódios da época.

O Homem de Palha (1973) | Robin Hardy

O Homem de Palha 1973 
 Uma jovem garota desaparece misteriosamente. Investigando, o Sargento Howie (Edward Woodward), viaja para uma remota ilha escocesa onde conhece o estranho Lord Summerisle (Christopher Lee) um líder religioso da pequena comunidade que realiza bizarros rituais pagãos.

O Exorcista (1973) | William Friedkin

o exorcista 1973 
 Uma jovem filha de uma atriz é possuída por um demônio, e um padre especialista em exorcismo é chamado para cuidar do caso. Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Foi também o primeiro e único filme de terror da história a ter sido indicado ao prêmio de Melhor Filme.

A Profecia (1976) | Richard Donner

06122016-a-profecia 
 Robert Thorn, um embaixador norte-americano, troca o bebê natimorto de sua esposa, por outra criança, sem ela saber. Batizado como Damien, o garoto cresce e o pai descobre que ele é a a reencarnação do Anti-Cristo.

Suspiria (1977) | Dario Argento

Suspiria 
 Suzy é uma jovem americana chega em Fribourg para fazer cursos em uma academia de dança de prestígio. A atmosfera do lugar, estranho e perturbador, acaba surpreendendo a garota. Quando uma jovem estudante é assassinada, Suzy entra em estado de choque. O ambiente fica ainda pior quando o pianista cego da academia morre atacado por seu próprio cão. A jovem descobre que o local já foi a casa de uma bruxa conhecida como a Mãe dos Suspiros.

A Morte do Demônio (1981) | Sam Raimi

06122016-a-morte-do-demonio 
 Cinco amigos viajam para uma cabana no meio da floresta em busca de diversão, mas acabam encontrando o Livro dos Mortos – Necronomicon – e libertando o Demônio. Agora os amigos de Ash estão se tornando, um a um, zumbis, e ele mesmo deve lutar para sobreviver, em um cenário bizarro e desesperador.

Hellraiser – Renascido do Inferno (1987) | Clive Barker

06122016-hellraiser-renascido-do-inferno 
 Larry e Julia mudaram-se para uma velha casa. Lá descobrem uma horrível criatura, que na verdade é Frank, meio-irmão de Larry e antigo amante de Julia. Frank perdeu seu corpo humano para os Cenobitas, um trio de repulsivos demônios. Uma gota de sangue desperta Frank, que força sua antiga namorada a trazer vítimas para que ele possa novamente reconstituir seu corpo.

De Olhos Bem Fechados (1999) | Stanley Kubrick

eyes-wide-shut-de-olhos-bem-fechados 
 Alice, curadora de arte, é casada com o doutor Bill Harford. Juntos formam um casal perfeito. Porém, depois de participarem de uma festa, Alice confessa ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem, que também estava na festa. Os dois começam a discutir e Bill passa a se perguntar o porquê disto estar acontecendo com ele, então ele vai procurar seu amigo Nick Nightingale, que irá lhe mostrar um mundo de fantasias e jogos sexuais.

Fonte: 1

0 comentários:

Postar um comentário


Created By Sora Templates