quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Celebridades internacionais que foram presas em protestos e causas justas

Tem como ser preso por um bom motivo? No caso destes artistas, sim: seja violando a linha da polícia, nadando em área de caça de golfinhos ou mesmo tirando lagostas de um tanque de supermercado, todas estas celebridades-ativistas reuniram coragem e ousadia para lutar por boas causas. Confira:
George Clooney (Foto: Getty Images)
Em 2012, George Clooney foi preso por ultrapassar a linha da polícia durante um protesto que lastimava a falta de ajuda humanitária e a matança de civis no Sudão. No entanto, ele não foi sozinho: o seu pai, o jornalista Nick Clooney, foi algemado também. Sobre o ocorrido, o galã comentou: “na verdade, é humilhante ser preso, não importa o que você faça. Mas eu estou feliz de estar aqui com o meu pai”.
Noah Wyle (Foto: Getty Images)
Um mês após George Clooney ser preso, Noah Wyle, seu colega da série ‘ER’, também foi enquadrado ao participar de um protesto contra cortes ao Medicaid, um programa de saúde que afetava os idosos. Enquanto os policiais o conduziam algemado, o ator teria dito: “deixe o George se focar no internacional - eu lidarei com os pequenos problemas domésticos”.
Steve Buscemi (Foto: Getty Images)
Antes de se tornar ator e fazer filmes como ‘Cães de Aluguel’ (1992) e ‘Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas’ (2003), Steve Buscemi trabalhou como bombeiro. É natural, portanto, que o autor tenha protestado contra o fechamento de seis postos de bombeiros em Nova York no ano de 2003. O problema é que Buscemi acabou sendo preso por invasão de propriedade privada e “conduta arruaceira”.
Lucy Lawless (Foto: Getty Images)
Lucy Lawless, a estrela de ‘Xena: A Princesa Guerreira’, não parte para a ação apenas na série que a tornou famosa: a atriz costuma fazer várias ações de caridade e participar de protestos. Porém, em 2012, ela foi presa com vários ativistas do Greenpeace após passar 77 horas em um navio para impedi-lo de explorar petróleo no Ártico. A punição: uma multa e 120 horas de serviço comunitário.
Tilda Swinton (Foto: Twitter)
Tilda Swinton não chegou a ser presa por protestar, mas sem dúvidas foi muito corajosa quando posou em frente ao cartão postal de Moscou, a Catedral de São Basílio, e a um carro de polícia com uma bandeira com as cores do arco-íris. O ato em solidariedade aos russos que se encontram no espectro LGBT vai de encontro com uma lei assinada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, que proíbe demonstrações e discussões LGBT em público. Pela foto, a atriz premiada por ‘Precisamos Falar sobre o Kevin’ estaria sujeita a passar 15 dias na cadeira e ser deportada.
James Cromwell (Foto: Getty Images)
Ainda que tenha levado o Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Minissérie ou Telefilme pelo papel do horrível doutor Arden em ‘American Horror Story: Asylum’, James Cromwell é um grande ativista pelos direitos dos animais, na verdade. Tanto que já foi preso por interromper uma reunião de conselho na Universidade de Wisconsin para protestar contra experimentos em gatos. teria entrado na sala gritando: “isso não é ciência! É tortura! É crime!”.
Daryl Hannah (Foto: Getty Images)
Se nos filmes de ‘Kill Bill’ (2003-2004) Daryl Hannah se destacou como a assassina Elle Driver, na vida real ela é ativista pela sustentabilidade e até já foi enquadrada em um protesto em frente à Casa Branca contra a extensão de uma tubulação de petróleo entre os Estados Unidos e o Canadá.
Susan Sarandon (Foto: Getty Images)
Em 1999, quando já era vencedora de um Oscar de melhor atriz, Susan Sarandon foi presa com outras 219 pessoas por “desobediência civil” em um protesto contra a polícia, que havia atirado em um imigrante africano que não estava armado. A artista é conhecida por seu ativismo, e já foi homenageada como Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF.
Danny Glover (Foto: Getty Images)
Reconhecido por participar de várias ações políticas e humanitárias, Danny Glover já foi preso em um protesto contra a empresa Sodexo. Embora o evento tenha sido pacífico, o ator da série ‘Máquina Mortífera’ foi algemado após se recusar a sair da linha da polícia - mesmo após terem pedido isso a ele por três vezes. Enquanto era conduzido pelo policiais, Danny gritou: “nós estamos aqui hoje para dizer não a salários e condições de trabalho deploráveis”.
Woody Harrelson (Foto: Getty Images)
Em 1996, o ator de ‘True Detective’ Woody Harrelson escalou a ponte Golden Gate, em São Francisco, para fazer um protesto. A causa? A proteção de um arvoredo de sequóias com 60.000 acres de área que seria comprado - e desmatado - pelo empresário Charles Hurwitz.
Jane Fonda (Foto: Getty Images)
Jane Fonda foi presa em 1970 depois de se juntar a nativos americanos que estavam brigando para reconquistar suas terras. O final, no entanto, foi feliz. A atriz conseguiu impactar e opinião pública e um acordo foi feito para tornar o território em um centro cultural indígena, o Daybreak Star.
Hayden Panettiere (Foto: Getty Images)
Hayden Panettiere tinha apenas 18 anos - três a menos que a maioridade americana - quando quase foi presa no Japão com cinco outras pessoas por remar até uma área e evitar a caça de golfinhos. Depois de uma briga com os caçadores, eles receberam um mandado de prisão que apontava “violação de comércio internacional’.
Russell Brand (Foto: Getty Images)
Quando Russell Brand não está fazendo piada em algum palco, está na rua protestando. Em um protesto anti-capitalista, o ator e comediante tirou suas roupas em frente à estatua de Eros, em Londres. Apesar de ter sido levado pela polícia na hora, ele logo foi liberado, e comentou que tudo fora “uma combinação de idealismo jovem e exibicionismo pessoal”.
Edward Furlong (Foto: Getty Images)
Vegetariano e ativista da PETA, Edward Furlong tentou libertar lagostas que estavam à venda em tanque de um supermercado. Assim, a loja chamou a polícia e o John Connor de ‘O Exterminador do Futuro 2’ foi preso.
Martin Sheen (Foto: Getty Images)
“Enquanto atuar é o que eu faço para viver, ativismo é o que eu faço para ficar vivo”, já declarou Martin Sheen. Envolvido em diversas causas, o ator de ‘Apocalypse Now’ (1979) admite que já foi preso 65 vezes pelos seus protestos. Um dos casos mais lembrados é quando Sheen invadiu uma área de testes nucleares no estado de Nevada para protestar contra esses experimentos nos Estados Unidos.

Fonte: 1

0 comentários:

Postar um comentário


Created By Sora Templates